Acolhida:Fonte de evangelização

“Pedi e vos será dado!Procurai e encontrareis! Batei a porta e a porta vos será aberta!Pois todo aquele que pede recebe,quem procura encontra,e a quem bate,a porta será aberta”.(Mt 7,7-8).

Estimados irmãos da Pastoral da Acolhida.Começo esse momento de reflexão com todos vocês para que todos nós possamos então relacionar um verdadeiro ato de amor e de compreensão ao refletirmos sobre esse tema muito fundamental para nós.O objetivo dessa nossa reflexão,é falar exatamente desse sentido de uma fonte de evangelização na Pastoral,através desse projeto de evangelização que a nossa Pastoral permite colocar profundamente na nossa comunidade.“A Igreja sustenta que o reconhecimento de Deus não se opõe de modo algum à dignidade do homem,já que esta dignidade se fundamenta e se aperfeiçoa no próprio Deus.Pois o homem,inteligente e livre, é estabelecido por Deus criador em sociedade”.(Gaudium et Spes,21).

Nesse momento,a Pastoral da Acolhida sempre está disponível à todos os fiéis que necessitam da nossa ajuda,ter consciência no que for necessário para que a evangelização tenha mais animação bíblica da Pastoral.A Exortação Apostólica Verbum Domini do Papa Bento XVI,ensina que “Os que dedicam ao estudo da Sagrada Escritura nunca devem esquecer que as diversas metodologias hermenêuticas têm também na sua base uma concepção filosófica:é preciso examiná-las com grande discernimento,antes de as aplicar aos textos sagrados”.(cf.Verbum Domini 36).

O grande sentido da nossa Pastoral,é transformar uma pastoral eficaz na atividade ou em um projeto de evangelização na Paróquia,o grande exemplo da vida pastoral,é seguir o caminho que a comunidade paroquial possa trabalhar efetivamente na formação da Pastoral e principalmente a formação e a capacitação de Agentes de Pastoral á edificar cada vez mais a um momento de reflexão da Palavra de Deus.“O amor cristão tem duas faces inseparáveis:faz brotar e crescer a comunhão fraterna entre os que acolheram a Palavra do Evangelho (a “koinonia”,a partilha dos bens,a solidariedade,”um só coração e uma só alma”) e leva ao serviço dos pobres,ao cuidado para com os sofredores ao socorro de todos os que precisam,sem discriminação”.(cf.Documento 71 da CNBB,38).

Outro exemplo também é o que pede o Documento 87 da CNBB:“Como discípulos missionários não vamos,aqui,fazer uma análise meramente científica do contexto de nossa missão evangelizadora.Interessa-nos como discípulos missionários de Jesus Cristo em sua Igreja “saber como esse fenômeno afeta a vida de nossos povos e o sentido religioso e ético de nossos irmãos que buscam infatigavelmente o rosto de Deus e,que,no entanto,devem fazê-lo agora desafiados por novas linguagens do domínio técnico,que nem sempre revelam,mas que também ocultam o sentido divino da vida humana redimida em Cristo”.Neste novo contexto sociocultural,”a realidade para o ser humano tornou-se cada vez mais sem brilho e complexa”,ensinando-nos a olhá-la “com mais humildade,sabendo que ela é maior e mais complexa que as simplificações com que constumávamos vê-la em passado ainda não muito distante”.”(Documento 87 da CNBB,14).

Portanto,a evangelização da PA,promove todo o processo de formação espiritual da nossa pastoral,esse é o exemplo que queremos dar um novo passo para frente,assim,nós podemos então evangelizar o próximo,mesmo que sentindo a renovação no coração de cada fiel,que se prepara para um caminho muito mais longo,à serviço da evangelização da Igreja,portanto,é necessário que a nossa missão da Pastoral é transformar e restaurar vidas para um novo caminho de vida e de santidade para cada momento da nossa vida.Que nós podemos então inspirar-nos na missão de acolher aquele que necessita de uma profunda formação espiritual na vida paroquial.

Deus abençõe!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Joseph Charles D´almada Batista

Pastoral da Acolhida-Paróquia do Sagrado Coração de Jesus,Diocese de Campos dos Goytacazes,RJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: